top of page

BEM ESTAR

Doenças de Varizes

Quando e como podem acontecer? 

Existem basicamente 10 tipos de doenças originadas de complicações de varizes. Entre elas podemos listar as seguintes: 
Sem Título-1.jpg

As Complicações das Varizes

As complicações mais freqüentes são: as tromboses, as úlceras de perna, as hiperpigmentações, o eczema venoso, as hemorragias, a fibrose, a dermatite ocre, as infecções, o quadro de dor e a temível embolia de pulmão. 
Tecnicamente  chamamos  as complicações de tipo 4 ou IVFS - Insuficiência Venosa Funcional Sintomática, todas as situações onde já aconteceram complicações.
Geralmente são pacientes onde o problema está presente há longo tempo e que não foram tratados. Os diversos tipos, seguem um grau de evolução, não significando que um grau necessariamente passará ao outro. 
As varizes sempre pioram se não tratadas, mas cada paciente terá sua história, e não significa, embora seja possível, que o tipo 1 vá virar tipo 4.

Ordem de Aparecimento das Complicações

Na maior parte dos pacientes, as varizes podem estar presentes por longos anos, sem que, felizmente, as complicações apareçam, mas o tratamento não deve ser postergado, porque as complicações podem levar muitos anos para aparecer, e finalmente surgirem em uma idade mais avançada, onde o tratamento efetivo não pode mais ser estabelecido. 
No início da evolução das varizes de membros inferiores, observa-se a sensação de peso ou cansaço no final do dia. As varizes visíveis, de vários tamanhos vão aparecendo lentamente. O edema (inchaço) começa a aparecer no final do dia, e depois a pigmentação (dermatite ocre) e o eczema se manifestam.
Na fase mais avançada da doença, podem ocorrer as tromboses (superficiais e/ou profundas)  ou a presença de úlceras e varicorragias ( sangramento das varizes)
É provável que essas doenças possam gerar insuficiência venosa crônica e a atenção deve ser redobrada para evitar riscos mais graves.

Microvarizes

Os  vasinhos vermelhos não representam um sério problema de saúde.
O problema é que eles podem surgir combinados com veias maiores, já dilatadas e sinuosas. 


Conhecimento: A palavra variz se origina do latim: VARIX que significa SERPENTE.
Mesmo que elas não sejam aparentes, as varizes podem causar dores nas pernas, inchaço, ardência, sensação de cansaço, entre outros sintomas
Para que o problema não fique cada vez mais complicado, é muito importante que você procure um angiologista  para avaliação de sua circulação sanguínea. Este especialista poderá lhe passar um diagnóstico sobre sua circulação e indicar-lhe  qual o melhor tratamento para suas varizes, após avaliação minuciosa .
 Entenda que muito mais que antiestéticas, as varizes causam um problema fisiológico para o organismo.
Com o tempo, a má circulação pode provocar  sérias conseqüências para sua saúde, como:  descamação da  pele  no  local,  dermatite ocre ( pigmentação da pele),  edema ( inchaço),  úlceras,  varicorragia (sangramento das varizes)  e trombose, que ocorre quando o sangue coagula e entope a veia.
O desprendimento destes coágulos pode resultar também em embolia pulmonar, resultado que acontece quando o coágulo se solta e a acaba se instalando em uma artéria pulmonar. 

Quando devo tratar minhas varizes? 

Você deve tratar das varizes antes que elas apareçam. Caso elas já estejam em estado avançado,  o ideal é que o tratamento comece o quanto antes, pois como toda doença crônica, se não for tratada pode se complicar e  tornar um problema mais grave à saúde.
 

Como é feito este tratamento?

Este tratamento é simples. O médico especialista aplica uma combinação de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo naquele local, isso faz com que o sangue volte a fluir por outras veias saudáveis. 
O número de aplicações necessárias irá depender da quantidade de vasinhos ou microvarizes, reação do tratamento e grau de dilatação das veias doentes. Ao  final de cada aplicação,  o médico saberá dizer quantas aplicações ainda serão necessárias para concluir o tratamento. 
Somente os vasinhos ou microvarizes podem ser tratados por esse método, desde que não estejam conectados a veias varicosas. 

Qual o tempo de recuperação?


É quase que imediato. Logo após a aplicação o paciente pode ter vida normal, podendo voltar ao trabalho na mesma hora. 
Porém é muito importante que a paciente siga as orientações do especialista no período pós- tratamento.

Tipos de Varizes

Existem basicamente três tipos de varizes: 


1) Veias Tronculares:
São grossas, saltadas e bem visíveis na pele.
O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar.
2) Veias Reticulares:
São visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada.
O tratamento pode ser feito em ambiente hospitalar e em casos mais simples e de baixo risco, podem ser tratadas no consultório .
3) Microvarizes:
São pequenas ramificações, também chamadas de “vasinhos”.
Este tratamento pode ser realizado no consultório, somente após a avaliação de um médico especialista.


Quais os tipos de tratamento de varizes?

No total também existem três tipos de tratamento. O mais conhecida é a  cirurgia de varizes  convencional, realizada em ambiente hospitalar e na maioria dos casos necessita apenas de anestesia local ou bloqueio medular, não necessitando de anestesia geral. A recuperação pode variar de 1 a 3 dias, dependendo do porte da cirurgia.

O segundo método também realizado em ambiente hospitalar é a cirurgia de varizes a laser. Uma microfibra ótica é introduzida na veia doente, e o laser diodo instalado na ponta contrai as paredes da veia obstruindo o fluxo de sangue daquela região.

O terceiro método é a escleroterapia, conhecida também como esclerose com espuma. Este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório. 

Temos também a escleroterapia com micro espuma ecoguiada por ultrassom, método este que dispensa internação hospitalar, anestesia e repouso. Saiba mais sobre este método.
 

Câimbra e dor nas pernas

Dores nas pernas e câimbras também são sintomas de varizes.


Se você tem frequentes dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada(o), isso pode ser um sinal de veias doentes (varizes).


 

Insuficiência Venosa

O que é IVC? 


A insuficiência venosa crônica (IVC) é definida como uma anormalidade do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência das válvulas presentes nas veias, associada ou não à obstrução do fluxo venoso. Pode afetar o sistema venoso superficial, o sistema venoso profundo ou ambos.
Além disso, a disfunção venosa pode ser resultado de um distúrbio congênito ou pode ser adquirida.
A prevalência de insuficiência venosa crônica na população aumenta com a idade. Na Europa, em adultos entre 30 e 70 anos de idade, 5 a 15% apresentam essa
doença, sendo que 1% apresenta úlcera varicosa. Nos Estados Unidos, em torno de 7 milhões de pessoas têm IVC, a qual é a causa de 70 a 90% de todas as úlceras de membro inferior.

Quais são os sintomas da IVC?


Dor e Inchaço: A dor é o sintoma mais comum de IVC. Ela aparece ao sentir as pernas pesadas por ficar muito tempo em pé ou sentado(a), surge também nos tornozelos ou nos pés. É uma dor localizada e causa total desconforto, aumentando quando o clima fica quente (verão) e, para as mulheres, no período menstrual.
O inchaço também é um sinal muito freqüente. Quando as pernas são colocadas para cima, a tendência é amenizar a dor e trazer alívio.
Fadiga: É a sensação de cansaço extremo quando as pernas ficam durante muito tempo paradas.
Ardor: Sensação de calor intenso das pernas.
Cãimbras: A câimbra na perna aparece porque o tecido muscular fica muito contraído e afeta a circulação sanguínea, desencadeando uma insuficiência venosa crônica (IVC).
Prurido: É um formigamento na perna muito desconfortável, provocado pela inflamação das veias.

O que é úlcera?


A úlcera de estase venosa crônica é uma complicação da IVC e  inicia-se de forma espontânea ou traumática, tem tamanho e profundidade variáveis, e curas e recidivas são freqüentes. Nas varizes primárias, a úlcera dói somente quando infectada. Na seqüela de trombose venosa, a lesão geralmente
é mais dolorosa. As úlceras de estase geralmente aparecem na face medial da perna.


Preciso fazer algum tipo de exame para identificar a  IVC?


Sim. Embora seja fácil visualizar esses vasos obstruídos ou dilatados, são necessários exames subsidiários que vão mostrar a existência de vasos ocultos, aqueles que não são visíveis a olho nu, para que o médico tenha o conhecimento da condição atual de todos os vasos que estão obstruídos ou dilatados. 
 


Como é feito o tratamento de IVC?


Para o tratamento clínico de insuficiência venosa crônica é necessário realizar mudanças no estilo de vida adaptando melhorias no que se refere à circulação sanguínea como: tratar a obesidade, evitar posições sentadas ou em pé por longos períodos, praticar exercícios, abandono do tabagismo, etc. 
Quando estamos tratando de úlceras,  é necessário o uso de antibióticos somente por indicação médica, uso de ataduras e pomadas para limpar os ferimentos  e meias elásticas, para obter uma cicatrização mais rápida.
O tratamento cirúrgico é feito para obstrução ou refluxo venoso: cirurgia de derivação em ponte, com ou sem fístula arteriovenosa; cirurgia de transplante ou interposição de segmentos venosos valvulados; e cirurgia valvular direta internas e externas.

Remédios para varizes

Existem alguns remédios no mercado que oferecerem tratamentos para varizes garantindo a cura completa, mas precisamos tomar o máximo de cuidado com todas essas promessas e identificar uma maneira segura para o desaparecimento das varizes.

Qual a função dos remédios de varizes?

É importante saber que estes métodos podem aliviar a dor das varizes, mas não realizam a cura, pois o problema  é físico e crônico, ou seja, o quadro é evolutivo e as varizes precisam ser tratadas com outros métodos, seguido  de   técnicas preventivas, como praticar esportes e ter acompanhamento médico.

Quais os remédios de varizes?

Os remédios mais comuns podem ser encontrados nas farmácias, e existem também os remédios caseiros e naturais, como castanha-da-Índia, Cumarina, Hamamelis, Arnica e Rutina.
Porém nunca faça automedicação, pois nem sempre os efeitos podem ser satisfatórios e isso poderá trazer conseqüências. Neste caso fale com um médico especialista para que ele possa lhe orientar.

Os remédios podem eliminar as varizes?

Não. Embora o alívio seja confortável, é importante saber que as varizes continuarão  no local,  mesmo que não visíveis a olho nu. O maior problema é que,  com o alívio das dores nas pernas, o paciente acaba relaxando e não busca pelo tratamento, onde o problema poderá se tornar cada vez  mais complexo. 

Os remédios de varizes são contra indicados?

É prudente se preocupar com a saúde e tomar certos cuidados, não sendo  recomendada a automedicação. Por se tratar de uma doença crônica, os rémedios podem trazer alergias em outras partes do corpo e o caso pode se agravar. Consulte sempre um angiologista  para fazer uma avaliação detalhada e  certificar-se  da condição atual de suas  varizes.
Algum remédio de varizes garante a cura definitiva?
Os vasos danificados são reflexos de uma dilatação venosa e ainda não há evoluções do setor farmacêutico que possam garantir a cura através de remédios via oral ou pomadas.

Tratamento para varizes

Tratamento de varizes, quais os tipos?


O melhor tratamento é a prevenção. 
Hábitos saudáveis como praticar esportes, exercícios aeróbicos, caminhadas ou ciclismo ajudam muito. 

Quando devo tratar?


Geralmente as varizes costumam aparecer dos 25 aos 30 anos dependendo da pessoa. Já os conhecidos vasinhos avermelhados podem aparecer bem antes. Para se prevenir de complicações, visite um especialista para que ele possa avaliar sua circulação e lhe auxiliar a ter uma vida mais saudável.

Tratamento sem cirurgia


Existe também o tratamento de varizes sem cirurgia, conhecido como escleroterapia ou esclerose com espuma, que é a secagem dos pequenos vasinhos, onde o especialista faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas através de micro agulhas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo no vaso doente. Com essa obstrução o sangue flui por outros vasos sadios.

Para tratar vasos mais calibrosos sem a necessidade de cirurgia, anestesia ou repouso, utiliza-se da técnica de micro espuma guiada pela ultrassonografia. Saiba mais.

Quais os sintomas das varizes?


Na maioria das vezes a queixa principal é estética, pois as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis na região das pernas e dos pés. Veja que o problema de varizes vai bem além da questão estética, os principais sintomas que prejudicam seriamente a saúde são:
• Dores nas pernas
• Câimbras
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceiras leves e constantes;
• Cansaço ou sensação de fadiga;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;
Se você sente algum destes sintomas marque uma consulta com um especialista no assunto. Ele poderá lhe orientar e avaliar melhor sua situação.

Todos os direitos reservados ©  2010 por Clínica Ultra Laser 

Rua Itapecerica, 319 - Divinópolis, MG 35500-018

Tel: 037-98845-0110

   037-3213-2909

bottom of page