
Escleroterapia com micro espuma densa guiada por ultrassom
Consiste em um dos tratamentos para varizes. Geralmente é utilizado para tratar varizes mais calibrosas que, antes, só podiam ser tratadas com a cirurgia convencional, dispensando internação hospitalar e anestesia.
É um tratamento muito eficaz e menos complexo que o procedimento cirúrgico. A ação da espuma elimina as veias dilatadas melhorando os sintomas.
O processo é relativamente simples. O cirurgião vascular localiza a veia doente através da ultrassonografia e usa uma seringa para aplicar nesta o medicamento que forma uma espuma após ser agitado (polidocanol).
Através das imagens de ultrassom, o médico acompanha a ação do medicamento dentro da veia. O medicamento, ao ser injetado se expande aderindo à parede do vaso sanguíneo, ocupando o espaço do sangue acumulado dentro dele, provocando uma "inflamação" e posteriormente o "secamento" da veia.
As vantagens desse método é que ele dispensa internação e anestesia. O procedimento é realizado no próprio consultório. Além disso, o paciente é liberado para sua atividades laborativas e físicas de imediato, não necessitando de repouso.
Vale lembrar que este procedimento deverá ser realizado por um cirurgião vascular. Somente o profissional capacitado está apto à indicação e realização do procedimento.
Agenda sua consulta.
Qual o tempo de recuperação e os cuidados?
Após as sessões com escleroterapia com micro espuma densa guiado por ultrassom pode-se ter vida normal, podendo voltar ao trabalho e às atividades físicas no mesmo dia, sem necessidade de repouso. Porém é muito importante que o paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.
Posso tomar banho de Sol após as sessões?

Em média, após 30 ou 40 dias, dependendo da evolução de cada caso.