
Cirurgia Endovascular
A cirurgia endovascular é uma operação feita por dentro dos vasos, a fim de solucionar problemas referentes à circulação sanguínea. Ela pode trazer benefícios quando comparada a uma cirurgia convencional, primeiramente pela forma de acesso às veias e artérias e em segundo lugar pela rápida recuperação.
Como é feita a cirurgia endovascular?
Primeiramente o médico especialista faz um mapeamento das veias e artérias, marcando todos os pontos a serem tratados. A forma de acesso às veias doentes é feita através de punções, que são furinhos feitos na pele por agulhas de pequeno calibre, para posicionamento de cateteres e passagem dos fios guias, preferencialmente na virilha ou no braço. Após fixar e medir o fio guia, o médico retira-o e passa o dilatador, controlando o restantes da passagem da fibra ótica, para dilatação ou fechamento do vaso.
O processo Endovascular é realizado mediante anestesia?
Sim, geralmente com bloqueio espinhal. Através de um sistema de monitoramento pelo ultrassom (Eco Doppler), o angiologista acompanham o procedimento através da tela do monitor, tratando os vasos sem maiores riscos ao paciente.
Como é a recuperação da cirurgia endovascular?
O pós-operatório é menos agressivo, pois para realizar a cirurgia endovascular não são necessários cortes largos.
O tempo de internação é reduzido e ajuda o paciente a retornar suas atividades diárias mais rapidamente.