
Cirurgia de varizes a laser
O laser é um grande avanço no tratamento de varizes. A técnica foi importada da Europa, já passando por diversos aperfeiçoamento e estudos científicos.
Neste tratamento não é necessário remover a safena, pois com este método, a veia, após ser tratada com laser permanece, mas sem ocasionar danos circulatórios, pois o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.
Para microvarizes, que são de calibres menores e menos sinuosas, a opção é a cirurgia convencional. A cirurgia a laser é indicada no tratamento das veias tronculares, veias de maior calibre, como a safena. Outra grande vantagem desta técnica é a recuperação no pós operatório, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo, o paciente voltar as atividades normais entre 1 ou 2 dias, reduzindo significativamente a dor e o aparecimento de hematomas. O tratamento a laser é mais simples e menos agressivo.
Uma microfibra ótica da espessura de um fio de cabelo é introduzida na veia doente permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos.
A veia é totalmente fechada, perdendo sua função e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava ali para outras veias saudáveis.
O ultrassom Doppler intra-operatório é essencial durante a operação, e é através dele que o médico consegue visualizar tudo o que está acontecendo e ter o controle total do efeito do laser.
Importante: Após a sessão usar meias elásticas de média compressão e não tomar sol por cerca de duas semanas.